Friday, March 04, 2011

G.Greymane. 147, Worgen Way, Darnassus.


SABOR: Lore & Addon
CUSTO: Do aluguel.
DAONDE VEIO: Depende, daonde viemos afinal?
UTILIDADE: Por um teto sobre nossas cabeças, afinal 2012 já chegou em Azeroth.

Inaugurando os posts sobre Lore&Addon, resolvi divagar esta tarde sobre um assunto que sempre me atrai: onde você more em Azeroth?
Não, não é um quiz, nem um teste de comportamento do FB.
Meu sonho sempre foi que houvesse a possibilidade de comprar uma residência no WoW. Um lugarzinho pra chamar de seu, um cantinho aconchegante onde pudéssemos pendurar nossas armaduras, guardar itens que não precisam estar no banco e ter um sofá amigo para chamar os colegas e jogar um truco.
Não seria impossível, é claro. Bastava criar bairros nas cidades em forma de dungeon. Assim como o metrô de SW-Ironforge, você entra em uma determinada porta [com um endereço: número e quadra] e dentro desta "dungeon" estilo Cohab com um mapa próprio, encontram-se as casas à venda e para alugar. Para comprar, um valor absurdo, tipo 150mil golds, e para alugar um valor semanal, tipo 500 golds. Ia ser o máximo.
Obviamente, as casas são compostas de poucos cômodos e não se encontram na mesma dimensão do mundo, para não laggar os servidores. Como cada servidor tem um número máximo de players, assim são as casas. Pra alugar ou comprar, o cara tem que procurar. E ainda rola o comércio imobiliário de gente querendo passar o ponto de casas mais próximas das saídas ou em cidades mais bem localizadas. Um verdadeiro Monopoly em Azeroth.
Se por um lado, você amplia o fator RPG, por outro, você poderia estar criando uma verdadeira máfia do real state. Mas não escondo que seria divertidíssimo. Implementar algumas características do The Elder Scrolls IV, Oblivion.
Quanto às casas, eles viriam em 3 tipos e 3 valores. A menor, com 3 cômodos - sala, cozinha, quarto - possui um baú de 25 slots, 3 manequins para armaduras e 3 slots para colocar crests - brasões de achievments ou feats que eu inventei agora, estilo os itens do Archeology e alguns itens quest que permanecem após o final da chain – imagina que luxo ter na parede a cabeça do King Crush, ou do Skoll, ou ainda a lança de Vashij'r, ou uma lasca de chifre do Illidan?
As casas intermediárias [4 cômodos] e a 'mansão' [5 cômodos], crescem na proporção. A cozinha possui fogareiro pra Cooking e na 'mansão' você ganha um Forge de brinde no 5º cômodo, que pode ser estilo uma despensa, ou oficina, ou biblioteca, whatever.
As casas em cada bairro obedecem a arquitetura de suas cidades. Gnomos tem bairros em Ironforge, Worgens tem um bairro em Darnassus, assim como Goblins e Trolls tem bairros em Orgrimmar.

As grandes cidades passam a ter uma loja específica, a Corretora, onde é possível ver os lotes disponíveis e os valores.
Lembrando, nada de achar que WoW virou The Sims, os interiores são iguais em todas as casas, sem customização: os móveis são no padrão de cada estilo de arquitetura. A casa é uma base para guardar coisas que você não precisa colocar no banco, roupas velhas, itens sasonais, world drops inúteis mas que a gente não quer jogar fora etc. É um lugar para mostrar como você já percorreu o jogo, é uma cabine de individualidade e sossego dentro do Warcraft.
Só é permitido uma casa por char, mas fico pensando se não seria melhor uma casa por account no realm. Isso estragaria alguns features que eu gostaria de por, como o sistema de título para casas. Assim como conquistamos títulos através dos nossos feitos em Azeroth, também poderíamos tê-los para as casas, mudando o brasão sobre a porta. Seria uma maneira de customizar as entradas de uma forma simples e que sinalizasse o mouse over. Por exemplo, nos meus três manequins, coloquei 3 sets completos de honor, do level 60, 70 e 80. A casa ganha o título de, sei lá, Soldierbunker; com 3 armas épicas, a casa ganha o título de Weaponshack e por aí vai. No mouse over, você veria em cima do brasão [um diferente pra cada achievement], Smellyhut, [50 cooking foods no baú e full Cooking] of Jubhannei, Smokyspot of Nordras, Fishermanplace of Ulfghar...
Outra função legal que pensei é: só o dono da casa [aba Escritura, na janela de Profissão, Spells etc] pode entrar na casa. Para permitir a entrada de um amigo, basta ele estar em grupo com você. E na casa, só quem está no seu interior vê e escuta os emotes e os balões de chat. Mas isso é meio óbvio, se tratando de uma dimensão a la dungeon e a necessidade de estar em grupo. Bom, no mais, acho que ia ser mais uma possibilidade, que aumentaria o realismo e daria um endereço fixo, caixa de correio e mais espaço de armazenamento. Os novos achievments e títulos específicos para residências seriam bem emocionantes de conseguir, ia gerar um buzz divertido.
Ah, e é claro: não pagou o aluguel, 24h pra ser despejado, itens pelo correio. Volta pro olho da rua, magrão, acende tua fogueira e dorme sob as estrelas de Elune.

PS. Vendi meu sobrado em Dalaran pra alugar um domo em Telaar, com vista pra bacia de Nagrand.

No comments: